A arte de fazer acontecer o seu autodesenvolvimento em cinco passos.

Já parou para observar qual a sua disposição mental? Como seus pensamentos ou mesmo sua comunicação interfere diretamente em suas conquistas, objetivos ou mesmo em como você avalia os acontecimentos e as pessoas ao seu redor? Pratique os cinco passos abaixo para você fazer acontecer seu autodesenvolvimento!


Tudo o que fazemos em nossa vida tem relação com a forma que nos percebemos. E em muitos casos, essa disposição mental tem relação com aquilo que você quer esconder, evitar ou mesmo negar. E, se você se comporta dessa maneira, seus pensamentos fazem sua disposição mental ir para um caminho de negatividade, pessimismo, crenças limitantes... tudo para "te proteger". Mas você já parou para pensar que esse modo habitual de funcionar "te protege" mas também te impede de conquistar o que busca, seus sonhos, objetivos ou mesmo aproveitar oportunidades?


É muito normal você ficar perdido em sua mente pela quantidade ou mesmo aceleração de pensamentos que tem. Todos somos assim, mas não pode se tornar uma padrão! Em vários momentos, isso leva para caminhos diferentes do que queria ou mesmo até ameaçadores, provocando assim sua desistência do que busca ou sonha, acumulando obstáculos que lhe fazem esquecer efetivamente o que almeja. E isso acontece porque o padrão de pensamento tomou conta!


Culturalmente falando, temos uma mente mais negativa do que positiva. Valorizamos dificuldades, perdas, dores, medos ou simplesmente julgamos algo que não conhecemos como ruim. Novamente nos "protegendo". E é por isso que precisamos organizar, entender e mudar esse processo mental, essa estrutura do pensamento para que seus comportamentos produzam uma vida mais satisfatória, feliz, leve e efetivamente com possibilidade de suas conquistas!


Aproveitando a expressão do livro de David Allen: "A arte de fazer acontecer", você está disposto a transformar e libertar sua mente para uma nova disposição? Vamos fazer acontecer?


Para você iniciar um processo de Autodesenvolvimento é preciso entender, o porque mudar? O que te motiva a ter essa ação e acima de tudo a se esforçar nesse processo?

Então, responda as perguntas abaixo:


1. O que você quer? Qual seu estado desejado, seu objetivo, seu sonho? Faça um levantamento do seu momento atual e do momento desejado. Isso será fundamental em próximas etapas.


2. O que te motiva nesse desenvolvimento? Quais os seus valores que lhe motivará a manter esse processo? Faça uma lista de pelo menos 7 a 10 valores pessoais, e pense em todos os contextos da vida, do mais emocional ao mais racional.


3. Pensando no que quer, no que te motiva, procure identificar qual o sua disposição mental com relação a isso. Que tipos de pensamentos você tem sobre esse futuro? São pensamentos mais negativos, pessimistas, inseguros? Você acredita que é possível atingir, independente das circunstâncias atuais hoje? Ou você já pensou que isso só funciona com os outros e que pra você não será possível? Que tudo é muito difícil e sofrido? Se teve esses pensamentos mais limitantes ou que bloquearam sua energia, você precisará de mais atenção e esforço nessa fase para seu Autodesenvolvimento. Escreva esses pensamentos limitantes ou julgadores em um papel e procure transforma-los em pensamentos positivos. De que forma você pode transcrevê-los que lhe ajudaria a dar continuidade e manter seu esforço nesse processo de Autodesenvolvimento?


4. Como você pensa que chegará lá? Faça uma prévia da sua estratégia. O que precisará fazer para conquistar esse momento desejado? Quanto de energia, esforço, ajuda ou apoio? Considere todas as circunstâncias envolvidas ou mesmo condições.


5. E se algo der errado? Como você está considerando os riscos envolvidos nessa transição para um planejamento de controle de riscos? Quais os riscos que você pensa enfrentar nesse processo? E o que pode fazer para minimizar que eles aconteçam? Lembrando que minimizar não é evitar!


Conseguiu responder todas as questões? Agora é colocar em prática esse autodesenvolvimento!

Claro que dificuldades vão surgir! Nessa hora, olhe novamente para os seus valores e se pergunte, se eles estão coerentes com o que busca, o que está te impedindo?


Posso lhe ajudar em algo? Vamos conversar!


Adriana Kalil - Psicóloga e Coach

4 visualizações
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Atendimento OnLine Ou  Presencial

Av. Paulista, 726 - Bela Vista - São Paulo - SP  (260m do Metrô Brigadeiro)

Atendimento apenas com hora marcada!

Quer saber seu Perfil Comportamental?

Buscando sempre o melhor para possibilitar à você mecanismos e técnicas para encontrarem as respostas que procuram.

Deixe seu Contato

arrow&v