top of page

A importância das Soft Skills dos líderes na adaptação ao retorno às atividades pós isolamento

E o processo de retomada da economia continua! Considerando os desafios desse "novo normal" e o reflexo nas relações de trabalho, não podemos deixar de olhar para uma das competências mais exigidas no mercado hoje que são as Soft Skills.


Uma série de pesquisas e profissionais de RH hoje afirmam que as Soft Skills são habilidades necessárias e diferenciais! E nesse novo normal, mais do que nunca, elas serão de extrema importância, principalmente na liderança, para promover e auxiliar nesse processo de adaptação que todas as empresas de alguma forma estão ou vão enfrentar!


As Soft Skills são habilidades, competências subjetivas, com características sociais, emocionais e mentais ligadas à personalidade. Características essas que são demonstradas através de comportamentos que demonstram flexibilização, capacidade de trabalhar sob pressão, comunicação eficaz, resiliência, empatia, entre outras! Essas habilidades estão relacionadas aos aspectos comportamentais diferente do conhecimento técnico, que é considerado como Hard Skills. O processo de mensuração e avaliação desses dois grupos de habilidades acabam sendo diferentes. As Hard Skills por envolverem conhecimento e técnica são avaliadas e acompanhadas através de produções e dados mais concretos.


As habilidades conhecidas como Soft Skills, por serem subjetivas demonstram uma dificuldade em seu mapeamento ou mesmo para identificar seu nível de desenvolvimento. Para conseguirmos trabalhar com esse desenvolvimento ou avaliação, temos que olhar e detalhar os comportamentos visando suas ações, reações, consequências e resultados que foram produzidos.


Podemos citar além das descritas acima, como exemplo, que as principais soft skills exigidas são: Criatividade, Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade, inteligência emocional, flexibilidade, orientação para resultados, liderança de equipe, organização ou planejamento, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, relacionamento interpessoal, negociação e ética. Sendo as cinco primeiras as mais procuradas segundo o linkedin em uma pesquisa realizada agora em 2020.


Se levarmos em conta o momento pelo qual estamos passando, a criatividade, adaptabilidade, resiliência são essenciais porque vivemos em um período de mudanças, muitas informações e ameças constantes.


Como é de conhecimento geral, hoje as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento. Ou seja, é como se as os colaboradores fossem contratados graças às “hard skills” e demitidos em função da deficiência de “soft skills”.


Segundo Daniel Goleman, as maneiras para desenvolver ou fortalecer as soft skills envolve:

1. Aprender a se autorregular

“Se você aprender a administrar suas emoções, vai se recuperar rapidamente do estresse. Isso significa que quando você sentir uma emoção forte surgir, pode se tornar consciente dela, nomeá-la e deixá-la passar sem reagir instantaneamente.”

2. Aprender a gerenciar seu tempo

“Quando for interrompido, pratique se fazer esta pergunta: isso pode esperar? Posso deixar de lado? Você descobrirá que a resposta é quase sempre ‘sim’”, fala.

3. Criar a fazer parte de uma cultura de feedback

O ponto de Goleman em seu artigo é incentivar líderes corporativos a desenvolverem seus jovens recrutas, mas dada a importância do feedback, uma adaptação para indivíduos é claramente possível.


Mas para isso, é necessário que você tenha um mapeamento dos comportamentos que deseja desenvolver ou fortalecer! Escolha uma habilidade por vez e reflita sobre os fatos, suas ações, os resultados gerados, seus sentimentos com relação ao evento que passou, a dificuldade ou facilidade que você sentiu. Considere mais de uma situação com a mesma habilidade que você está avaliando e lhe dê uma nota! Vamos considerar que 0 é a nota mínima e 10 a nota máxima. Diante da sua nota atual, pense, qual a nota que você gostaria de ter nessa habilidade? Identificado a nota atual e a nota que gostaria de ter, agora é o momento de você determina o que falta ou o que é necessário mudar ou aprender para atingir essa nota!


Definido isso, um plano de ação é necessário para que você venha a atingir sua meta de nota máxima desejada! Claro que a empresa também participa desse processo para acompanhamento e validação! Treinamentos ou processo de coaching ajudam. Olhe para o que sua empresa tem de melhor! E considere uma variável que as Hard Skills são mais fáceis de desenvolver, ensinar e treinar do que as Soft Skills! Pense nisso!


Adriana Kalil

Psicóloga e Coach

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page