top of page

O Processo de Negação! Será que você vive rejeitando situações ou sua vida?

Enfrentar situações difíceis, desconfortáveis ou sofridas faz parte da vida em diversos momentos dela, o que provoca uma carga ou sobrecarga emocional. O que em muitos momentos te leva ao processo de negação, rejeitar ou tentar camuflar a realidade pode intensificar a dor ou provocar consequências piores do que enfrentar e aceitar o presente.


Negar a realidade do momento não te ajuda porque cria uma fachada de ilusões no qual vai te afastando do fato, e com isso você não desenvolve ou aprende mecanismos de como lidar com a situação, diminuindo até o impacto emocional ou a dor de enfrentar o momento.


O viver a ilusão, negando o fato, cria sofrimentos maiores pelas consequências a longo prazo das suas escolhas e comportamentos. Levando a piorar muitas vezes a situação. Além de desenvolver possíveis doenças emocionais como ansiedade, estresse, depressão, dependências…


Identificar a negação pode ser complicado a princípio por ser um comportamento automático ou inconsciente. Avalie a si mesmo, você pode se auto questionar e buscar por respostas, abrindo possibilidades de quebrar esse comportamento e construir novas habilidades. Avalie:

  • Qual o seu grau de ansiedade e estresse com relação ao que quer fazer, independente do que consegue ou pode fazer nas condições que tem, na realidade do seu presente?

  • Você vive procurando ou identificando culpados pelo que você sente?

  • Você tem uma grande dificuldade em identificar os próprios erros? Novamente envolvendo os outros nessa relação como possíveis causadores pelo seu comportamento?

  • Você se coloca na posição de vítima do mundo?

  • Consegue dar uma desculpa para tudo o que acontece, principalmente quando a situação foge ao seu controle?

Esses podem ser alguns indícios que você está em negação!


Viver em negação é um sofrimento mais doloroso do que enfrentar a dor original. Cada vez você se afasta mais de resolver ou aprender a lidar com ela e não gosta de encarar as consequências dos seus atos.


Restabelecer o contato com a realidade é um dos pontos principais para você iniciar o processo de livrar-se desse mecanismo em negar o problema, situação, suas emoções e praticando algumas ações. E para isso acontecer, você precisa em primeiro lugar:


  1. ACEITAR OS SENTIMENTOS E EMOÇÕES. Assumir para si mesmo o que sente, as dificuldades que tem, o medo … Reconhecer esses sentimentos, de forma original é o primeiro passo, afinal só conseguimos encontrar formar ou manejos de lidar com o que está sentindo depois de você identificar e assumir isso, e ver a real extensão ou profundidade.

  2. Depois, em segundo lugar, ENTENDER E ACEITAR QUE O QUE ACONTECEU NÃO DEFINE VOCÊ. Fazer escolhas passadas ou mesmo olhar para os comportamentos que ajudaram a provocar a situação em que está vivendo foi o que você tinha condições de fazer no momento em que tomou a decisão. Mesmo errando e sofrendo as consequências de situações em que você não tem controle, o que importa é a decisão do que você pode fazer com isso. Como reinventar ou mesmo ressignificar essa história, no seu momento presente.

  3. E por último, PROCURE UMA AJUDA PROFISSIONAL, você não precisa passar por tudo sozinho. A terapia é uma espaço de exposição sem julgamento, no qual você pode falar abertamente e encontrar formas de enfrentar a situação da melhor forma possível.


Adriana Kalil

Psicóloga e Coach

☎️ WhatsApp: (11) 97110-0887



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page