O Processo de Negação! Será que você vive rejeitando situações ou sua vida?
Enfrentar situações difíceis, desconfortáveis ou sofridas faz parte da vida em diversos momentos dela, o que provoca uma carga ou sobrecarga emocional. O que em muitos momentos te leva ao processo de negação, rejeitar ou tentar camuflar a realidade pode intensificar a dor ou provocar consequências piores do que enfrentar e aceitar o presente.
Negar a realidade do momento não te ajuda porque cria uma fachada de ilusões no qual vai te afastando do fato, e com isso você não desenvolve ou aprende mecanismos de como lidar com a situação, diminuindo até o impacto emocional ou a dor de enfrentar o momento.
O viver a ilusão, negando o fato, cria sofrimentos maiores pelas consequências a longo prazo das suas escolhas e comportamentos. Levando a piorar muitas vezes a situação. Além de desenvolver possíveis doenças emocionais como ansiedade, estresse, depressão, dependências…
Identificar a negação pode ser complicado a princípio por ser um comportamento automático ou inconsciente. Avalie a si mesmo, você pode se auto questionar e buscar por respostas, abrindo possibilidades de quebrar esse comportamento e construir novas habilidades. Avalie:
Qual o seu grau de ansiedade e estresse com relação ao que quer fazer, independente do que consegue ou pode fazer nas condições que tem, na realidade do seu presente?
Você vive procurando ou identificando culpados pelo que você sente?
Você tem uma grande dificuldade em identificar os próprios erros? Novamente envolvendo os outros nessa relação como possíveis causadores pelo seu comportamento?
Você se coloca na posição de vítima do mundo?
Consegue dar uma desculpa para tudo o que acontece, principalmente quando a situação foge ao seu controle?
Esses podem ser alguns indícios que você está em negação!
Viver em negação é um sofrimento mais doloroso do que enfrentar a dor original. Cada vez você se afasta mais de resolver ou aprender a lidar com ela e não gosta de encarar as consequências dos seus atos.
Restabelecer o contato com a realidade é um dos pontos principais para você iniciar o processo de livrar-se desse mecanismo em negar o problema, situação, suas emoções e praticando algumas ações. E para isso acontecer, você precisa em primeiro lugar:
ACEITAR OS SENTIMENTOS E EMOÇÕES. Assumir para si mesmo o que sente, as dificuldades que tem, o medo … Reconhecer esses sentimentos, de forma original é o primeiro passo, afinal só conseguimos encontrar formar ou manejos de lidar com o que está sentindo depois de você identificar e assumir isso, e ver a real extensão ou profundidade.
Depois, em segundo lugar, ENTENDER E ACEITAR QUE O QUE ACONTECEU NÃO DEFINE VOCÊ. Fazer escolhas passadas ou mesmo olhar para os comportamentos que ajudaram a provocar a situação em que está vivendo foi o que você tinha condições de fazer no momento em que tomou a decisão. Mesmo errando e sofrendo as consequências de situações em que você não tem controle, o que importa é a decisão do que você pode fazer com isso. Como reinventar ou mesmo ressignificar essa história, no seu momento presente.
E por último, PROCURE UMA AJUDA PROFISSIONAL, você não precisa passar por tudo sozinho. A terapia é uma espaço de exposição sem julgamento, no qual você pode falar abertamente e encontrar formas de enfrentar a situação da melhor forma possível.
Adriana Kalil
Psicóloga e Coach
☎️ WhatsApp: (11) 97110-0887
#ansiedade #processodenegação #negação #depressão #estresse #conflitosemocionais #dificuldadedelidarcomproblemas #emoções #sentimentos #medo #autoconhecimento #superação #terapia #terapianonline #avenidapaulista