top of page

O Processo de Ressignificação

Quando se fala em ressignificação, muitos pensam que isso envolve esquecer.

Esquecer os momentos de tristeza, dores ou sofrimento. Embora isso não é possível, podemos sim aprender a lidar como toda essa carga. E é ai que entra o processo de ressignificação.


Talvez, esta seja uma das questões mais trabalhadas no processo terapêutico. O processo de ressignificação é dar um novo significado a alguma experiência vivida. Se dividirmos o temo da seguinte forma: Re - significar, podemos entender por essa separação o "significar de novo ou novamente". E isso também pode ser entendido como um processo de mudança quanto ao afeto envolvido naquele momento!


Um método utilizado na psicologia com a neurolinguística você aprende a olhar a si mesmo e ao mundo de forma diferente, conseguindo assim, olhar sua vida através de uma construção e aprendizado.


O primeiro passo trabalhado em terapia é você se permitir!

Isso porque muitos ficam presos por medo de enfrentar a dor, o sentimento traumático e também por não saberem o que vão conseguir se libertando daquele sentimento doloroso, que de alguma forma já são conhecedores e isso dá uma "falsa segurança" por você já está habituado a essa situação, mesmo que seja algo considerado "ruim".


A escolha por ressignificar é dar a si mesmo a oportunidade de transformar algo passado que foi 'ruim' em algo construtivo ou positivo, ou seja, conseguir evoluir, por mais impossível que seja. Para isso, alguns comportamentos e pontos são trabalhados, como:

  • Autoconsciência

  • Autoconhecimento

  • Quebra do processo de vitimização

  • Entender sua motivações

  • Conseguir identificar aprendizados por trás de cada experiência

Nesse processo de desenvolvimento, alguns outros sentimentos e emoções são trabalhados simultaneamente, que tem relação com as experiências vividas como: Culpa, Aceitação, Perdão e Gratidão.


Não vou mentir, o processo pode ser demorado e doloroso de uma forma diferente, mas depois de conquistado, você consegue perceber que não precisa se sentir refém de suas experiência. E sim vivenciar uma sensação de libertação por assumir um comportamento de aprendizado e autonomia.


Posso lhe ajudar em algo? Vamos conversar!


Adriana Kalil - Psicóloga e Coach



1.236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page