Que se inicie os preparativos...

Atualizado: Fev 2

E assim estamos finalizando 2020. Um ano surpreendente por nos mostrar o quanto estávamos vivendo uma ilusão de controle e nossa real fragilidade, mas também nossa teimosia e persistência.


Medos que fingíamos não ter ficaram evidentes, momentos que muitos adiávamos em participar, por achar que teria outra oportunidade, se tornaram prioridades, fugas de si mesmo sempre procurando algo para fazer se tornaram limitados, e, não teve outro jeito que ficar e aguentar a si mesmo! Abraços antes tão rotineiros e vagos, mostraram a sua importância e significado de calor, afeto e necessidade. A ilusória sensação de segurança quanto ao trabalho, rendimentos, vendas, salários recebidos mensalmente, se tornou a realidade ameaçadora, quando não, a realidade cruel do desemprego, prejuízos, cortes, e dívidas. Entre outras diversas situações de desafios, perdas e dores.


Um cenário que, acredito, a maioria vivenciou em 2020 e muitos ainda estão vivendo. E assim, estamos iniciando os preparativos para o seu término. E um deles é olhar o ano que passou com o grifo do que realmente consegui aprender com ele, ou mesmo se eu me permiti aprender.


Pra mim, um dos maiores aprendizados que tivemos foi definitivamente nossa capacidade de adaptação diante de um cenário tão inacreditável. Um cenário que tive contato apenas por livros de histórias. E hoje eu sou uma das que vivenciou essa história. E por mais incrível que pareça, eu consigo entender melhor esses eventos relatados. Todos vivenciamos... mas aprendemos?


O aprendizado e a conquista envolve a forma de como você lida com a situação, como se permiti expandir, criar, renovar e crescer. E com isso, assumir a sua responsabilidade nesse processo. Escolhas não são realizadas apenas diante de opções boas. Em vários momentos as opções são "consideradas ruins" e, ainda assim, precisamos optar por uma delas. O compromisso é com você! Com sua família, com a sociedade e agora vimos que com o mundo!


Faça o seu balanço anual. E sim. Planeje seu 2021. Aprendemos que muitas coisas estão fora do nosso controle, mas considere essa instabilidade, procure olhar para o que depende exclusivamente de você. E o que não depende, que variáveis considerar e como você pode lidar da melhor forma.


O ciclo da vida funciona como um infinito... podemos sim aprender com nosso passado para construir nosso futuro, que em um momento será o seu passado... Mas depende de você em, efetivamente, se permitir aprender e mais do que nunca, usar esse aprendizado, energia e sua motivação para construir o seu futuro!


Vamos iniciar os preparativos? Considere:

  • O que aprendeu?

  • O que conseguiu superar?

  • O que quer para 2021? E para cada tópico estruture:

  • Quando você quer iniciar essa construção

  • Onde você pode atuar para conseguir essa conquista

  • Quem são os envolvidos

  • Qual a razão ou o porque de você construir isso

  • E como você vai fazer!

Saia da posição de refém!

Todos temos uma realidade diferente. Só precisamos aceitá-la, e a partir daí construir uma nova!


E assim, eu iniciei meu processo de reflexão e preparativos! Espero que ajude no início do seu!


Adriana Kalil

Psicóloga e Coach



Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Atendimento OnLine Ou  Presencial

Av. Paulista, 726 - Bela Vista - São Paulo - SP  (260m do Metrô Brigadeiro)

Atendimento apenas com hora marcada!

Quer saber seu Perfil Comportamental?

Buscando sempre o melhor para possibilitar à você mecanismos e técnicas para encontrarem as respostas que procuram.

Deixe seu Contato

arrow&v