top of page
  • Foto do escritorAdriana Kalil

O que é terapia?

Atualizado: 8 de mai.

Para muitas pessoas a terapia ainda é considerado um tabu. O preconceito, para quem precisa fazer, são pessoas consideradas 'loucas' ou doentes da cabeça, com algum transtorno. Mas já parou para pensar, qual o significado da terapia?


A palabra te.ra.pi.a (n.f) tem sua origem do grego "therapeia" que significa o 'ato de curar' ou 'ato de reestabelecer". Ou seja, o objetivo dela é de provocar uma recuperação ou um equilibrio dessa pessoa, independente da queixa dela ser patológico ou não. As queixas a serem trabalhadas no processo podem ser de origem familia, emocional, de relacionamentos, profissionais... etc. A terapia também pode ser chamada de psicoterapia. Ou seja, seu objetivo é o tratamento voltado para problemas emocionais, psicológico ou comportamentais.


A terapia só pode ser realizado por um psicólogo. Sua construção envolve um processo, ou seja, com começo, meio e fim. Por isso, muitos usam a expressão processo terapêutico. E nesse processo, seu desenvolvimento ajuda a você construir relações saudáveis com si mesmo e com os outros, a aumentar sua autoconfiança diante das situações dificeis ou com si mesmo, trabalha sua autoestima e autoconhecimento. Outro ponto desenvolvido no processo terapêutico são as técnicas de autocontrole que você pode usar no seu dia a dia, contra a ansiedade, comportamentos compulsivos ou impulsivos, entre outros!


Nas sessões de terapia o objetivo do psicólogo é entender sua história, ouvir sem julgar sua queixa ou sua fala e percepções, construir possiveis soluções para melhorar o que vem sentindo ou o que te faz sofrer naquele momento e te ajudar a realizar essas mudanças. O psicóloga não dá opinião própria, não julga ou condena suas escolhas e também não toma decisões por você.


O espaço terapêutico (o local onde é realizado as sessões, seja online ou presencial) é a oportunidade de você se sentir importante e relaxado para falar as coisas mais difíceis ou complicadas. E você está protegido pelo sigilo profissional, ou seja, o psicólogo tem como base na sua atuação um código de ética no qual ele não conta o que é discutido e expressado em sessão. Então você pode (e deve) falar! Já que muitas das queixas de sofrimento emocional estão relacionadas com os pontos mais complicados, sombrios ou secretos.


Por isso é importante você escolher um profissional que se sinta a vontade com ele, que você se identifique! O víinculo que você cria com seu psicólogo pode te ajudar nessa construção de confiança e exposição. Ficou com dúvida em como escolher, ou saber se você está com o profissional 'certo para você'? Veja o post: Como escolher um(a) psicólogo(a)?


Qualquer dúvida estou por aqui!

Agende sua sessão diretamente pelo site: https://www.psicologaadrianakalil.com/agendamento 


Adriana Kalil

PSICÓLOGA CLÍNICA | COMPORTAMENTAL | COACHING | CRP 06/70819

Instagram: @adrikalilpsicologa | Facebook: @psicologaadrianakalil

☎️ WhatsApp: (11) 97110-0887

5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page